Centro de Cirurgia Odontológica

Orientações

ODONTOLOGIA HOSPITALAR :: Cirurgia Ortognática

Cirurgia Ortognática

Todo organismo vivo apresenta imperfeições que podem alterar ou não a sua função e estética. Embora nenhuma face seja simétrica, algumas alterações causam desarmonia, limitando as pessoas quanto a ter uma mastigação adequada.

A cirurgia ortognática é um tratamento indicado para pessoas adultas que têm deformidades envolvendo os ossos da face e os dentes, visando restabelecer o equilíbrio anatômico da face. Quando não for possível resolver o caso somente com o aparelho ortodôntico, uma vez que o problema está no tamanho dos ossos do esqueleto e não somente na posição dos dentes, faz-se necessário uma correção óssea.




As deformidades dos ossos da face podem se originar de distúrbios de crescimento, síndromes e anomalias específicas, traumas na face, ou serem de origem genética, dentre outros fatores. Essa alteração pode estar localizada num osso, como no prognatismo mandibular (mandíbula grande) ou no retrognatismo mandibular (mandíbula pequena), sendo que muitas vezes é um problema combinado, associando o maxilar superior à mandíbula. Por exemplo, quando a mandíbula for grande e o maxilar superior for pequeno, será necessário operar os dois ossos, com o posicionamento cirúrgico da mandíbula para trás e do maxilar superior para a frente.


O diagnóstico deve ser elaborado pelo Ortodontista em conjunto com o Cirurgião Bucomaxilofacial. O Cliente deverá realizar uma documentação ortodôntica completa, em clínica especializada em radiologia odontológica, para que os profissionais analisem as correções necessárias através de um tratamento ortodôntico-cirúrgico-ortodôntico. Isto é, inicia-se com a ortodontia preparando os dentes por período de aproximadamente um ano, daí planeja-se a cirurgia nos modelos de gesso com a posição em que os dentes se encontram naquele momento; opera-se o Cliente e, logo que se recupere, a ortodontia realizará os últimos ajustes na oclusão. Raramente as etapas do tratamento são invertidas, como, por exemplo, operar o Cliente antes de iniciar a ortodontia.

Antes da cirurgia, o Cliente deverá realizar alguns exames complementares e consultar o médico anestesista responsável. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e sob anestesia geral, envolvendo dois cirurgiões e uma equipe multiprofissional. A duração da cirurgia depende da extensão dos procedimentos e da habilidade dos cirurgiões. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face e, dependendo do porte da cirurgia e recuperação da anestesia, a alta hospitalar é dada ao Cliente na manhã do dia seguinte. Com a fixação dos ossos através de placas e parafusos de titânio, o Cliente sai da cirurgia e recebe alta sem estar com a boca amarrada (bloqueio maxilo-mandibular); no máximo, com uma contenção elástica temporária.




Geralmente o pós-operatório das pessoas submetidas a cirurgia ortognática é sem dor e com necessidade de repouso absoluto por período de dez dias; os exercícios físicos são contra-indicados por um mês e a alimentação será líquida e pastosa pelo mesmo período.








A correção das deformidades faciais através da cirurgia ortognática traz grandes benefícios aos Clientes operados, com sensível melhora na relação entre os dentes, músculos e ossos, na respiração e fonação, na posição da língua e da articulação temporo-mandibular (ATM), na mastigação e digestão e, em muitos casos, no relacionamento social. A Cirurgia Ortognática moderna busca a perfeição da função e a beleza estética, tão importante e necessária para a vida dos nossos Clientes.



Todos os casos atendidos nesta Clínica e que necessitem de avaliação, diagnóstico e planejamento para a cirurgia ortognática, têm suas documentações ortodônticas analisadas pelo Dr. Vinícius Canavarros Palma e pelo Dr. Roberto Macoto Suguimoto, que é cirurgião do Centrinho, em Bauru, Doutor em Cirurgia Bucomaxilofacial e Especialista em Ortodontia.
O Dr. Vinícius acompanhou a carreira Profissional do Dr. Macoto desde 1994, quando foram colegas de Mestrado na Unesp de Araçatuba, onde estreitaram sua amizade. Com uma experiência de centenas de casos operados de Ortognática, o Dr. Macoto tornou-se profissional respeitado, expoente no Brasil e referência na América do Sul.

________________________________________________________________
PROF. DR. VINÍCIUS CANAVARROS PALMA
Doutor, Mestre e Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial
Professor de Graduação e Pós-Graduação em Cirurgia e Implantodontia

CONSULTAS: (65) 3623-3009 / 3321-8730

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet