Centro de Cirurgia Odontológica

Orientações

OUTRAS CIRURGIAS :: Cistos e Tumores

Cistos e Tumores

Os cistos e tumores da cavidade bucal constituem um amplo grupo de lesões que devem ser identificadas e tratadas, prevenindo-se danos funcionais e estéticos ao organismo. Podem surgir com o nascimento das pessoas (congênito) ou aparecer durante o desenvolvimento dos órgãos, como dentes, ossos e gengivas, a partir de irregularidades e anomalias dos tecidos.
________________________________________________________________
CLIQUE AQUI e veja Trabalho Clínico apresentado em Congresso.

Após a localização de uma lesão na boca, intencionalmente ou ao acaso, orientamos os nossos Clientes sobre as etapas necessárias para um correto diagnóstico e precisa identificação da patologia. Montamos um questionário no qual colhemos dados sobre a história da lesão, há quanto tempo ela apareceu, se houve mudança no tamanho ou algum sintoma relevante.

É importante lembrar que uma lesão de crescimento rápido tem mais chance de ser agressiva, enquanto uma lesão de crescimento lento pode sugerir um processo patológico mais benigno.


Com os dados obtidos no questionário, prosseguimos montando a hipótese diagnóstica, agora através de um exame clínico minucioso e auxiliado por radiografias. Uma biópsia com remoção total (excisional) ou parcial (incisional) da lesão geralmente está indicada.

A biópsia é um procedimento simples, realizado rotineiramente no consultório odontológico e que consiste na remoção de uma amostra de células e/ou tecidos em um organismo vivo, com identificação das margens cirúrgicas. Após a remoção do material, ele é devidamente identificado e enviado para um laboratório de Patologia Bucal, onde será processado e analisado microscopicamente. Depois desses procedimentos, o Patologista emitirá um laudo histopatológico informando as características do material analisado e chegando, na maioria das vezes, a um diagnóstico definitivo da doença e/ou alteração em questão com precisa identificação.

Com o resultado da biópsia em mãos, nossa Clínica entra em contato com o Cliente para informar sobre o laudo histopatológico e explicar cuidadosamente as informações presentes nessa descrição, tornando claro o tipo da lesão identificada e se há ou não necessidade de tratamento cirúrgico específico para o caso.


O tratamento e prognóstico constituem aspectos importantes para o Cliente, o Patologista e o Cirurgião Bucomaxilofacial. O tratamento cirúrgico dessas patologias envolve técnicas específicas para cada tipo de lesão e acompanhamento pós-operatório, que pode ser de uma semana ou até de vários anos.

O sucesso do tratamento é conseqüência da participação mútua Profissional-Cliente. O profissional desempenhando suas habilidades para a melhor consecução dos procedimentos propostos, sempre embasado no conhecimento técnico-científico e maturidade que adquiriu ao longo dos anos. E o Cliente, por ter confiado no cirurgião e dedicado seu precioso tempo colaborando ativamente nas diversas etapas do tratamento, seguindo os cuidados e orientações pertinentes.

________________________________________________________________
CLIQUE AQUI e veja um trabalho apresentado em congresso sob orientação do Prof. Vinícius.


________________________________________________________________
PROF. DR. VINÍCIUS CANAVARROS PALMA
Doutor, Mestre e Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial
Professor de Graduação e Pós-Graduação em Cirurgia e Implantodontia

CONSULTAS: (65) 3623-3009 / 3321-8730

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet