Centro de Cirurgia Odontológica

Orientações

OUTRAS CIRURGIAS :: Biópsias

Biópsias

A biópsia é um procedimento simples e realizado rotineiramente na Odontologia e na Medicina. Consiste na remoção de amostra de células e/ou tecidos em um organismo vivo. Após a remoção do material, ele é devidamente identificado e enviado para um laboratório de Patologia, onde será processado e analisado microscopicamente. Depois desses procedimentos, o Patologista emitirá um laudo histopatológico informando as características do material analisado e chegando, na maioria das vezes, a um diagnóstico definitivo da doença e/ou alteração em questão.

Embora a biópsia seja utilizada principalmente para o diagnóstico precoce de lesões malignas, também é muito útil na identificação das causas de crescimento tecidual, doenças inflamatórias e infecciosas. Trata-se de um exame seguro, sem necessidade de internação e o risco de complicações é mínimo.

Na cavidade bucal, são realizadas basicamente três tipos de biópsia: biópsia por excisão, aspiração e punção. A escolha da biópsia dependerá do tipo da lesão, sua extensão e da suspeita clínica (hipótese diagnóstica).




Após a remoção total (excisional) ou parcial (incisional) da lesão, esta deve ser colocada num recipiente contendo solução de formol em uma concentração a 10%. Toda esta etapa fica a cargo da nossa Clínica, que se torna responsável pelo correto armazenamento e envio do material a um patologista bucal. Assim que o patologista recebe o fragmento biopsiado, inicia-se uma série de procedimentos técnico-laboratoriais para que possa ser confeccionada uma lâmina histopatológica.



É importante destacar que, para lesões bucais, o material a ser analisado deve ser encaminhado a um patologista bucal, pois este profissional, por possuir maior conhecimento dos tecidos da boca, terá melhores condições técnicas de formular uma análise mais detalhada.
Geralmente, o tempo decorrido desde a remoção da lesão até o diagnóstico do Patologista gira entre 7 e 14 dias. Todavia, existem lesões de difícil diagnóstico e outras situações, como na biópsia de osso, em que o resultado pode demorar vários meses para ser emitido devido à descalcificação do material.



Com o resultado da biópsia em mãos, nossa Clínica entra em contato com o Cliente para informar o resultado (laudo histopatológico) e explicar cuidadosamente as informações presentes no laudo, tornando claro qual o tipo de lesão foi identificada e se há ou não necessidade de tratamento cirúrgico específico para o caso.

________________________________________________________________
PROF. DR. VINÍCIUS CANAVARROS PALMA
Doutor, Mestre e Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial
Professor de Graduação e Pós-Graduação em Cirurgia e Implantodontia

CONSULTAS: (65) 3623-3009 / 3321-8730

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet