Centro de Cirurgia Odontológica

Orientações

OUTRAS CIRURGIAS :: Traumatismo Dental

Traumatismo Dental

O traumatismo dental é um problema de saúde pública em nossa sociedade, atingindo parcelas cada vez maiores da população e causando nos atingidos alterações estéticas, funcionais, psicológicas e sociais.

Diversos fatores podem causar os traumatismos dentais. Vários estudos têm demonstrado que os acidentes automobilísticos, os esportes radicais e as agressões interpessoais são os maiores causadores de traumatismos envolvendo dentes e tecidos moles vizinhos, os lábios e a língua.

O traumatismo dental deve ser tratado por um Cirurgião-Dentista experiente nesse tipo de urgência. Várias medidas devem ser tomadas pela pessoa atingida, familiares e amigos, no momento do trauma e durante o trajeto para o atendimento odontológico. O Cirurgião-Dentista irá realizar o primeiro atendimento e examinar a extensão do trauma.

Classicamente podemos dividir o traumatismo dental em três tópicos:

  • Fraturas no dente
  • - As pessoas acidentadas podem ter uma parte da coroa dental (parte visível do dente na boca) fraturada ou todo o dente com envolvimento até da raiz (parte do dente presa ao osso). Nessa situação a vítima deve guardar o fragmento, quando possível, e procurar atendimento odontológico de urgência para avaliar a extensão do dano.




  • Dente com mobilidade
  • – Após o traumatismo o dente pode apresentar ou não uma fratura no seu longo eixo. Porém, são comuns um leve sangramento na gengiva circundante e a mobilidade aumentada. O dente também pode ter-se deslocado para um dos lados; ter entrado para dentro do osso (intrusão) ou saído parcialmente para fora do osso (extrusão).




  • Avulsão do dente
  • – É muito comum, devido ao forte impacto, o dente ter saído da boca (avulsão total) e cair no chão. Nesse momento a vítima deve recuperar o dente e colocá-lo em um recipiente com soro fisiológico ou água, por exemplo. O próximo passo é procurar um atendimento odontológico com urgência. Caso o atendimento seja feito rapidamente, há grande chance do Cirurgião-Dentista reposicionar o dente no osso e fixá-lo aos dentes vizinhos com aparelho ortodôntico ou fios metálicos. Esta manobra pode manter o dente no local por muito tempo.




  • Fratura óssea
  • – Acidentes mais violentos podem causar, além de fratura e mobilidade dental, fratura do osso que suporta o dente ou mesmo uma fratura óssea completa. O tratamento deve ser feito com um cirurgião
    bucomaxilofacial ou por um plantonista em um pronto-socorro hospitalar.



    Em todos os casos de traumatismo dental é necessário que o Cliente faça a avaliação do dente afetado com um endodontista (tratamento de canal) e acompanhe o comportamento do dente (reabsorções ou não da raiz) através de radiografias periódicas, assistido por um Cirurgião-Dentista. A prevenção é a melhor maneira de evitar os traumatismos.



    ________________________________________________________________
    PROF. DR. VINÍCIUS CANAVARROS PALMA
    Doutor, Mestre e Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial
    Professor de Graduação e Pós-Graduação em Cirurgia e Implantodontia

    CONSULTAS: (65) 3623-3009 / 3321-8730

    e-box - Sitevip InternetSitevip Internet