Centro de Cirurgia Odontológica

Orientações

EXTRAÇÕES DENTAIS :: Extrações Dentais

Extrações Dentais

Melhorar os níveis de saúde através da diminuição do risco às doenças é uma estratégia econômica e sensata. Medidas preventivas básicas, conhecidas pela sua simplicidade e eficiência, como a prevenção de acidentes, o hábito da higiene bucal e um controle na ingestão de açúcar, podem reduzir a incidência de doenças na boca, evitando a perda dental. A extração de um, parte ou todos os dentes afeta a qualidade de vida das pessoas.

Os dentes são importantes para uma boa alimentação, correta pronúncia das palavras, mastigação eficiente, convívio social e bem-estar. A mastigação é a função básica dos dentes, facilitando a digestão dos alimentos e, com isso, possibilitando um melhor aproveitamento das substâncias ingeridas. Outra importante função dos dentes é o desenvolvimento harmonioso dos maxilares e músculos, garantindo ao rosto uma feição normal, saudável e de boa aparência.

No entanto, durante a vida inúmeras situações e fatores levam algumas pessoas a necessitar de uma ou várias extrações dentais.

Didaticamente dividimos as indicações de extração dental em seis grupos:

1 - Dentes mal posicionados ou retidos (dentro do osso) e que não podem
receber tratamento ortodôntico, como os dentes do siso (terceiros molares) e supranumerários.
2 - Dentes destruídos por cáries extensas, fraturas na raiz e problemas periodontais (mobilidade e perda óssea).
3 - Por motivo ortodôntico (falta de espaço na arcada dentária).
4 - Dentes com infecções persistentes após criterioso tratamento de canal (endodontia) ou cirurgia na raiz (apicectomia).
5 - Dentes de leite (decíduos) que estão atrapalhando a vinda (erupção) de dentes permanentes.
6 - Dentes associados com lesões patológicas, como cistos e tumores.





Orientamos aos nossos Clientes que a cirurgia para remoção de um ou mais dentes é realizada em clima de muita tranqüilidade e segurança, técnica precisa,geralmente sem qualquer dor e em tempo operatório reduzido. Todos os Clientes recebem, antes da cirurgia, prescrição medicamentosa adequada para cada caso, em particular, e um20roteiro por20escrito com todas as orientaçF5es necessárias para um pós-operatório sem surpresas e calmo. O retorno ao consultrio no pós-operatório, faz-se necessário para reavaliação, higienização e remoção da sutura.

Geralmente as pessoas operadas necessitam de um período de repouso que varia de um a três dias após a cirurgia. É evidente que até a alta completa do tratamento, as atividades físicas, banhos de sol e os excessos deverão ser
evitados.



É fundamental salientar que após a extração de um dente permanente bem posicionado na arcada dentária, com exceção das indicações ortodônticas, será necessária a reabilitação do local. A melhor maneira de preencher o espaço sem dente é com a fixação de um implante dentário e prótese sobre este, o mais
precocemente possível e, em algumas situações, até no mesmomomento da extração. Caso a opção seja em fixar o implante num segundo momento, confecciona-se uma prótese provisória para ser adaptada no local da extração e não aparentar uma perda dental no Cliente operado.



Este Centro de Cirurgia Odontológica tem buscado a excelência na qualidade do atendimento para alcançar a satisfação dos Clientes, proporcionando segurança, rapidez e conforto nos tratamentos.
________________________________________________________________
PROF. DR. VINÍCIUS CANAVARROS PALMA
Doutor, Mestre e Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial
Professor de Graduação e Pós-Graduação em Cirurgia e Implantodontia

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet