Centro de Cirurgia Odontológica

Orientações

Escovação Dental

TÉCNICA DE HIGIENE

Durante a escovação é necessário seguir uma trajetória contínua e padronizada, com a boca aberta e a escova posicionada a 45° em relação à gengiva, movimentando-a principalmente da gengiva para o dente e em alguns momentos com delicados movimentos circulares. Um local bem iluminado e, se possível, com espelho, auxiliará a escovação.




A sugestão é começar pelo último dente do lado direito da arcada superior, percorrendo todo o lado de fora dos dentes até alcançar o último dente do lado esquerdo. Retorne escovando a face interna dos mesmos dentes até encontrar o primeiro dente escovado. Na seqüência escove a superfície de cima dos dentes (oclusal), região onde os alimentos são cortados e triturados, continuando da direita para a esquerda.

Evite descansar a escova e mantenha-a sempre em contato com os dentes. É um movimento que vai por fora, volta por dentro e retorna pela oclusal. Ao concluir a higiene na arcada superior, cuspa parte da espuma da pasta com a saliva produzida e repita todo o processo nos dentes inferiores.

A última etapa é a escovação da língua com a própria escova dental ou com um “raspador” apropriado. Esse órgão tem diversas rugosidades e reentrâncias que propiciam a retenção de resíduos alimentares e proliferação de bactérias, e é considerado o maior responsável pelo mau hálito, quando não for bem higienizado.




Escolher uma escova é decisão pessoal, no entanto orientamos os nossos Clientes para que utilizem uma escova de cabeça pequena e cerdas macias.
Consultar um dentista pelo menos uma vez ao ano, para avaliação, orientação e higienização profissional dos dentes, é importante para a prevenção das doenças da boca. Aprender e aplicar as técnicas apropriadas do fio dental e da escova mantém os dentes e suas estruturas adjacentes saudáveis por toda a vida.

________________________________________________________________
PROF. DR. VINÍCIUS CANAVARROS PALMA
Doutor, Mestre e Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial
Professor de Graduação e Pós-Graduação em Cirurgia e Implantodontia

CONSULTAS: (65) 3623-3009 / 3321-8730

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet