Centro de Cirurgia Odontológica

Orientações

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável

A vida das pessoas depende de um suprimento adequado de nutrientes. Os alimentos são necessários para o processo reprodutivo, o crescimento e o desenvolvimento, bem como para o funcionamento de todo o sistema orgânico e o atendimento de todas as exigências nutricionais do corpo. Também as funções físicas, mentais e o bem-estar social dependem da boa nutrição.

Somos uma máquina transformadora de energia, que nos é fornecida pelos alimentos. Boa nutrição simplesmente significa dieta bem balanceada, contendo uma variedade de alimentos que forneça ao organismo o equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água.

Cada dente tem uma função específica na mastigação, e a ausência de apenas um dente pode causar prejuízo ao processo digestivo. A pessoa que não possui um, parte ou todos os dentes em boas condições acaba evitando certos alimentos essenciais à saúde, como carnes, verduras cruas e frutas, devido à dificuldade de mastigá-los.

A geração atual é provavelmente a mais preocupada com alimentação saudável de todos os tempos. Está em alta ser vegetariano, eliminar a carne vermelha do cardápio e preferir produtos com o rótulo diet. Nesse estilo também vale a regra do bom senso: excessos e o extremismo fazem mal à saúde. Quanto mais variada, mais saudável é a alimentação. O maior perigo mora nos maus hábitos, que tendem a se perpetuar. A comida gordurosa não faz mal para quem está crescendo. Mas, com o fim da adolescência, o metabolismo desacelera e o corpo pára de queimar calorias com a mesma eficiência. Se um jovem adulto continuar a comer a mesma quantidade de comida da época de adolescente, será inevitável que fique obeso.

No intuito de manter a boca livre de infecções e doenças, a alimentação deve ser saudável e balanceada. O açúcar é o principal alimento das bactérias, que causam a placa bacteriana e a cárie. Dessa maneira é importante evitar a ingestão de balas, chocolates e alimentos doces nos períodos entre as refeições. No entanto, se não for possível evitá-los, os dentes devem ser escovados após a ingestão desses alimentos.

Existem alimentos que não são considerados cariogênicos, isto é, que não provocam cáries, sendo eles os vegetais, as frutas e as proteínas. Estes alimentos são importantes para a manutenção da saúde geral e bucal das pessoas.

Também existem alimentos que são considerados “detergentes bucais”, ou seja, alimentos que têm o poder de eliminar, durante a sua mastigação, resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos à superfície dental. Como exemplo destes alimentos citamos a maçã, a laranja, a pêra e a cenoura.



________________________________________________________________
PROF. DR. VINÍCIUS CANAVARROS PALMA
Doutor, Mestre e Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial
Professor de Graduação e Pós-Graduação em Cirurgia e Implantodontia

CONSULTAS: (65) 3623-3009 / 3321-8730

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet